TONINHO VETERINÁRIO é o homenageado da Acadêmicos de Venda Nova, no carnaval 2017 de Belo Horizonte

 

Conheça o samba-enredo 2017!!! (ouça aqui )

 

SONHOS DE TONINHO VETERINÁRIO, O MESTRE-SALA DOS ANIMAIS

Apresentação

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova, orgulhosamente, apresenta o seu enredo para o carnaval 2017 de Belo Horizonte, sob o título “Sonhos de Toninho Veterinário - O mestre-sala dos animais” . A todos os idealistas e sonhadores dedicamos este carnaval, através das memórias, sonhos e ideais do nosso homenageado Toninho Veterinário.

Justificativas

Apesar de vivermos num mundo onde o individualismo é a “filosofia” vigente e o “primeiro eu, depois eu e, por fim, eu” impera, ainda encontramos pessoas que ousam em sonhar com um mundo diferente, onde o “eu” possa interagir com o “outro” e criar uma realidade bem melhor que a atual. Assim, os Acadêmicos de Venda Nova, orgulhosamente, prestam uma homenagem a um cidadão mineiro. Um grande homem, amigo e protetor dos animais, esse é João Antônio Teixeira, o Toninho Veterinário . Em sua Clínica Veterinária Amigo dos Animais, situada em Belo Horizonte, realiza anualmente cerca de 90 mil atendimentos a pequenos animais, como gatos, cães, aves, répteis e outras espécies exóticas. Toninho sonha, também, com um ECOmundi mais humano e com o meio-ambiente respeitado. É filho de Geraldo e Elani, casado com Suzana e pai Samantha. Sobre esse homem, exemplo de profissionalismo e dedicação, inclusive aos animais, nós dedicamos este desfile de carnaval, o 13 º da nossa história. Toninho é filho do rio São Francisco e discípulo de São Francisco de Assis.

Enredo

Uma linda homenagem a Toninho Veterinário é o nosso enredo neste carnaval. Fragmentos de memórias, sonhos, ideais e realizações, desse autêntico mineiro de sucesso, foi recriado em fantasias, alegorias, adereços e samba-enredo, sem a pretensão de manter um rigor biográfico. 

Reluzente como a luz do dia, surge a Fênix de Venda Nova, radiante em esplendor, guardiã das tradições carnavalescas da Capital. Faísca no chão o seu bailado majestoso, abre sobre a passarela as suas asas flamejantes. Um novo desfile renasce em cada carnaval. Azul e rosa tingem o seu pavilhão, o pandeiro, outro dos seus símbolos, alegra o seu cantar. Vem chegando os Acadêmicos de Venda Nova, pedindo passagem para o seu desfile de emoções: “Sonhos de Toninho Veterinário – o mestre-sala dos animais”!

Nas altas terras da Canastra, em Bambuí, nasceu Toninho, o menino sonhador. A natureza generosa da região proporcionou-lhe as paisagens mais deslumbrantes, bem ao seu alcance, diariamente. A grandiosidade do Velho Chico é formada ali, a partir de uma infinidade de córregos, cascatas e riachos que se unem formando o grande rio. Na sua inquietação comum de criança, teve os campos, a monumental cachoeira “Casca D´anta”, os pomares e as plantações como o limite infinito para os seus jogos, brincadeiras e convivência. A turma era grande, muitos amigos, irmãos e primos que se alternavam entre as pipas, as pescarias, os mergulhos, as brincadeiras de bola, ciranda e pega-pega. Contudo, nas missas das manhãs de domingo a sua presença era certa. “E lá ia” o menino Toninho, calças curtas e cabelos de fogo, encaracolados, ao sol. Na escola adorava as brincadeiras e os livros, sonhava com um mundo colorido, com comidas gostosas e amizades duradouras. Mas nem todos os sonhos são coloridos e as lendas e crendices da região, também, povoam o seu imaginário infantil, criando outras realidades fantásticas.

Com o passar do tempo, os sonhos se adensaram. Agora Toninho busca na Capital outras alternativas para os seus ideais. Assim como tantos outros mineiros, que partem de suas cidades para os grandes centros urbanos, em busca de melhores condições de vida e profissionalismo em áreas específicas, o rapaz Toninho levou, consigo, tudo que coube em seu coração: as orações da mãe, os conselhos do pai, o carinho dos irmãos e amigos, e o seu sonho de estudar e trabalhar para expandir os seus horizontes. Foi para Alfenas e cursou, na Unifenas, as excelências da Veterinária e pôde oferecer aos animais outras chances de sobrevivência, com mais carinho e dignidade. Outros ventos sopraram e Toninho partiu, novamente, para Belo Horizonte afim de representar a empresa da família, a Hiper Água Serra da Canastra. Na capital curtiu ativamente a vida noturna efervescente nos anos 70 – “vai mais um chopinho, aí?”, “manda a saideira!!”. Na vitrola a tropicalha girava um carrossel de emoções, era a “Jovem Guarda”, a “Tropicalha” e os novos baianos ditando moda, cantando e encantando Toninho. Mas, novamente, sua vocação para o trato com animais o encaminhou para assumir trabalhos e, posteriormente, criar a sua Clínica Veterinária Amigo dos Animais, fixando-se definitivamente em Belo Horizonte.

Toninho é “homem que faz”. Sonhou com outras possibilidades e plantou muitas árvores, tornou-se defensor da natureza e desenvolveu técnicas de plantio e extração sustentáveis de eucaliptos, para áreas rurais de reflorestamento. “- E não é que outros sonhos do menino Toninho voltaram à cena?“. Assim como muitos de sua geração sonhou em ser artista famoso da televisão. Dos sonhos de infância à realidade, Toninho fundou em 2012 a TV ECOmundi, a primeira rede de televisão mundial totalmente distribuída na internet. Tornou-se produtor de programas e atrações com a principal finalidade de mostrar a vida no campo, suas raízes culturais, as variadas canções regionais, as notícias e informações sobre o agronegócio, além de uma atração dedicada aos animais que tanto ama. Atualmente a TV ECOmundi exibe semanalmente, em seus canais, as atrações Tela Rural, Amigo dos Animais, Gospel Hits, Ana Luiza Noivas e Festas, Minas dá Samba, e outros, sendo veiculadas, também, nos canais a cabo NetTV (Tv Balcão e TVC) e OiTV (canal 13). Surge o empresário das comunicações, o mago das mídias, “no ar” com seus programas fabulosos onde, inclusive, atua em alguns deles como apresentador, entrevistador e culinarista de pratos típicos e regionalistas. Expandindo seus empreendimento, Tonhinho criou a Rádio Ecomundi, dedicando exclusivamente a sua programação às músicas e compositores clássicos.

Empresário de sucesso, realizado em sua vida pessoal e profissional, Toninho volta a sonhar. Dessa vez, conhecendo a maravilhosa evolução das manifestações carnavalescas em Belo Horizonte, relembra da sua mocidade quando fundou, na sua casa em Bambuí, juntamente com amigos, vizinhos e familiares, as escolas de samba Terceiro Mundo e Bandoleiros. Foram momentos inesquecíveis a sua participação como mestre-sala e lembra, saudoso, quando conduzia a porta-bandeira e o pavilhão da agremiação pelas ruas da sua cidade natal. Nesse sonho fantástico desfila com os Acadêmicos de Venda Nova, no carnaval. “- E não é que, mais uma vez, o sonho está próximo de tornar-se realidade?!”. Dessa vez a nossa Escola de Samba será a sua fada-madrinha e realizará os seus desejos de folião. Assim, encerraremos a nossa apresentação com um espetacular “carnaval dos animais”, onde os seus queridos animais serão mascarados, Pierrôs, Colombinas e Arlequins. Nesse realismo fantástico a passarela se transforma num grande e animado baile de carnaval. O generoso Francisco, o rio gerador da vida, se encontra com o bem-aventurado Francisco de Assis, o santo defensor dos animais, na figura do nosso homenageado e discípulo Toninho Veterinário, o mestre-sala dos animais. E mais um sonho torna-se realidade.


Belo Horizonte, janeiro de 2017.
Diretoria Artística e Cultural

 

Belo Horizonte - MG - Fones 31 88054267, 96561812 - email: contato@avendanova.com.br