Janeiro/2017 - Leide Araújo é a Rainha da Bateria Venenosa 2017

Acadêmicos de Venda Nova elegeu a sua rainha da bateria em grande festa realizada na Feira do Mineirinho, com participações especiais de Mandruvá e Lulu Festa Show. (por Ana Luiza Anacleto)

Em concurso realizado no dia 8 de janeiro, Leide Araújo foi eleita rainha e comandará a bateria da Acadêmicos de Venda Nova. O concurso acontece todos os anos e está na sua 12a. edição, tradição da Escola de Samba. O evento foi realizado na Feira de Artesanato do Mineirinho, com apoio de Bismark Gouveia, que é diretor da feira, e pela Global Turismo, na pessoa de Adriana Silva, que poiaram integralmente o evento. A bateria agora sob o comando de Vanderley Moreira, Mestre Deley, como é conhecido, volta a brilhar. Fazendo um show a parte, Lulu Festa Show, que dividiu a apresentação com o cantor Mandruvá, deu o seu recado com muito brilho e alegria. Ele será destaque principal de uma das alegorias da escola. Gabriela Soares, que foi a rainha 2016, passou a coroa para Leide. Durante o evento foi divulgado o sites de vendas de fantasias da agremiação ( www.querodesfilarnocarnavalbh.com.br ), administrado por Ana Luiza Anacleto, apresentadora do programa Ana Luiza Noivas e Festas, da programação da TV ECOmundi, do empresário e homenageado Toninho Veterinário, exibido pela TV Balcão.

Novembro/2016 - Samba-enredo de Mário da Viola e Geraldo Magnata arrebata a platéia e leva o tri-campeonato para a dupla de compositores.

.

Agosto/2016 - Lançamento do enredo 2017 da Venda Nova agita a comunidade do samba mineiro. Acompanhe na íntegra o release.

Agosto/2015 - Festa "Agostina" da Venda Nova!!!

 

Agosto/2015 - Lançamento do enredo para o carnaval 2016

 

 

Fevereiro/2015 - Comemoração após a apuração dos resultados do carnaval 2015.

20/08/2014 - Acadêmicos de Venda Nova realiza a 10a edição do seu tradicional Concurso Samba Enredo, versão 2015.

 

20/08/2014 - Acadêmicos de Venda Nova lança o seu enredo para o carnaval 2015 de Belo Horizonte.

 

07/03/2014 - Acadêmicos de Venda Nova é TRICAMPEÃ do carnaval de Beagá, e ainda arrebata os prêmios de Melhor Samba-enredo, Melhor Fantasia, Melhor Evolução, Melhor Bateria, Melhor Comissão de Frente, Melhor Mestre-sala e Porta-bandeira, Melhor Harmonia, Melhor Evolução.

Festa azul e rosa no carnaval da capital de Minas Gerais, Acadêmicos de Venda Nova é TRIcampeã numa virada histórica, ocorrida durante apuração das notas do carnaval 2014, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Devido a aplicação de uma penalidade que lhe custou 2,5 pontos logo na partida, os muitos torcedores e componentes da Venda Nova presentes, nao continham o entusiasmo pelo belo desfile realizado, em suas expressões faciais nem nos gritos proferidos a cada nota lida. Mas o sufoco só terminou justamente no último quesito avaliado, Comissão de Frente, e até aquele momento a Canto da Alvorada estava em primeiro lugar. Para delírio de Venda Nova, o último julgador atribuiu 8,5 pontos para a concorrente, que terminou em 2o. Lugar, enquanto gritos e lágrimas de emoção explodiam dos corações dos vendanovenses. "Assim como a Fênix, nosso símbolo, ressurgimos das cinzas de uma apuração onde estávamos 2,5 pontos atrás de todos, e explodimos de euforia com este resultado mais do que esperado. Se a penalidade não existisse nós terminaríamos com um placar de mais de 2 pontos a frente das demais agremiações", confidenciou o presidente Francisco Gonçalves, Kiko, após a divulgação dos resultados.

 

20/10/2013 - Venda Nova escolhe o seu samba para o carnaval 2014 - Mário da Viola e Geraldo Magnata sagraram-se bi-campeões num concurso com sambas de excelente qualidade.

O primeiro dia do horário-de-verão 2013 anunciou o samba de Mário da Viola e Geraldo Magnata como o vencedor do mais tradicional concurso de sambas-enredo de Belo Horizonte, a nona edição do concurso dos Acadêmicos de Venda Nova. Sete composições se apresentaram na casa de shows Fazenda Mineira, em Venda Nova, com um bom público presente. O segundo lugar ficou com a bela composição de Mandruvá, apenas 0,4 pontos atrás do primeiro colocado. Em terceiro lugar a composição de Marcos Valente e Wanderley PorAcaso. O concurso contou ainda com as participações de outros maiorais do samba mineiro, como Mauro Bainha, Robinho Cardoso, Alexandre Marcelino e Diogo Gonçalves, Frederico George e Wanderley Cardoso. E venceu o samba mineiro!

01/09/2013 - Concurso Samba Enredo 2014

02/12/2012 - O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova apresenta o seu enredo para o carnaval 2014 de Belo Horizonte.

Um mundo de sensações é o que os Acadêmicos de Venda Nova oferecerá aos espectadores do seu desfile. Visão, tato, olfato, paladar e audição são os 5 sentidos comuns aos seres humanos, qualidades estas que comprovam o quanto somos iguais uns aos outros, independente da raça, ou condição social. Conheça o enredo na sua íntegra, clique aqui.

 

Fev/2013 - SAMBALELÊ de Venda Nova é VICE no carnaval 2013 da Capital

Novamente os Acadêmicos de Venda Nova brilharam na passarela, mas bateram na trave e alcançaram outro VICE-Campeonato no carnaval de Beagá (foram vice também nos carnavais de 2005, 2006, 2010). O universo mágico de Sambalelê contagiou os expectadores e foi merecidamente reconhecido pelos jurados, alferindo-lhes os troféus de Melhor Fantasia, Melhor Samba-enredo e, consequentemente, o de Melhor Evolução pelo canto e dança perfeitos demonstrados na avenida dos Andradas na noite de segunda-feira de carnaval.

Quatro alegorias, 13 alas, a bateria de Mestre Rafael, o casal Mestre-Sala Denis e a Porta-bandeira Kele Cristina, a comissão de frente dos Odum Orixás, os muitos destaques, o contagiante samba dos parceiros Mário da Viola/Geraldo Magnata e a linda rainha da bateria Yaralis Teles, foram alguns dos muitos pontos altos do desfile.

A alegoria que trazia o imenso boneco do Super-homem entrou na avenida ao som do tradicional "já ganhou" e assombrou a todos pela grandiosidade e pelo espetáculo proporcionado pelos 15 atores que encenavam esquetes de heróis do universo infantil.

Encerrando o desfile a ala "Fome de conhecimento" trouxe, nas fantasias, centenas de colheres plásticas formando flores. Era a curiosidade infantil sempre hávida de novos conhecimentos e descobertas. Sambalelê sambou, sambou e brilhou no carnaval 2013.

 

Acompanhe fotos na galeria 2013. (fotos gentilmente cedidas por Gualter Cajá, Edson Luis, Aline Aguiar, Belotur)

 

02/12/2012 - Yaralis Renata Teles é a Rainha 2013 da Bateria Venenosa!!!

Numa festa de samba, empolgação e emoção, os Acadêmicos de Venda Nova apresentaram 7 beldades que desfilaram suas belezas, carisma e samba no pé pelo salão do Fazenda Mineira, em Venda Nova no domingo "Dia do Samba".

GRES Acadêmicos de Venda Nova 2013 - Rainha da Bateria Carnaval 2013 - Belo Horizonte - Foto de Edson Luiz.

 

20/11/2012 - Concurso Rainha da Bateria 2013 - Participem!

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova elegerá no domingo, dia 2 de dezembro, a Rainha Venenosa 2013, título este da bateria comandada por mestre Jorginho. Participe.

 

20/out/2012 - Festa do samba-enredo 2013 - Geraldo Magnata e Mário da Viola vencem!

22/out/2012 - Em clima de festa Mário da Viola e Geraldo Magnata levaram a disputa na Acadêmicos de Venda Nova. O enredo "SambaLêlê - Venda Nova desperta a criança em você" já tem o seu hino para o carnaval de 2013. Emocionados os autores do samba subiram no palco, após o anuncio feito pelo presidente Kiko Gonçalves, cantaram, sambaram, brincaram com o publico e agradeceram. A festa continuou após o anúncio e teve espaço para uma justa homenagem ao seu ex-presidente Marco Aurélio, aniversariante, que levou para casa uma bela obra que ilustrará a Acadêmicos de Venda Nova no próximo carnaval. (texto de Felipe Diniz em http://www.carnavalbh2.blogspot.com)

 

24/set/2012 Venham se divertir!!!

 

01/set/2012 Lançado o Concurso Samba Enredo 2013.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova apresenta o seu enredo para o carnaval 2013 de Belo Horizonte, sob o título “Sambalelê – Venda Nova desperta a criança em você!”. O concurso acontecerá em 21 de outubro de 2012, domingo, as 18hs, e as incrições poderão ser feitas até o dia 19 de outubro, na sede da nossa Escola de Samba. Conheça o enredo2013 e participe deste tradicional concurso da nossa Cidade.

 

20/nov/2011 CONCURSO RAINHA DA BATERIA 2012.

Documentário sobre o carnaval de BH mostra a história do GRES Acadêmicos de Venda Nova. (Por Léo de Jesus e Rede Jovem de Cidadania).

 

05/nov/2011 Venha reviver os "good times" na FESTA 70-80.

18/set/2011 Venda Nova embalada no Trem Azul de Mauro Bainha e família em 2012
(Texto e foto de Felipe Diniz - Carnavalbh2).
Ocorreu na tarde de domingo (18 de setembro) a escolha do samba de 2012 do GRES ACADÊMICOS DE VENDA NOVA, ilustrando o enredo “Travessia em MilTons“ que contará a vida e obra de Milton Nascimento na avenida. O compositor Mauro Bainha, que cantou ao lado de seu filho Vitor VDS, conseguiu pela terceira vez colocar o seu nome na galeria de compositores da Venda Nova, já duas vezes campeã do carnaval de BH.

Uma tarde com samba e cerveja, descontraída e que contou com a presença de representantes das escolas de samba Galoucura, Força Real, além dos Blocos Caricatos Metralhas e Acadêmicos da Vila Estrela. E para quem achou que o evento ficaria apenas na escolha do samba enredo, também pôde conferir de perto os magníficos Fabinho do Terreiro, Janjão e Guilherme Mocidade dando um aperitivo de samba para o público presente. Conheça o samba campeão:

18/ago/2011 Divulgado "Milton Nascimento" como tema enredo do desfile 2012 do GRES Acadêmicos de Venda Nova. A Diretoria Artística e Cultural da bicampeã do carnaval de BH, o GRES Acadêmicos de Venda Nova, inaugura o novo site alusivo ao carnaval 2012 com o enredo "Travessia em MilTons", e divulga o 7o. Concurso de Samba Enredo em homenagem ao consagrado cantor que adotou Minas como sua terra. Conheça o enredo.

 

16/junho/2011 - NOTA DE DEFESA DA MANUTENÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES CARNAVALESCAS DURANTE O FERIADO DE CARNAVAL EM BELO HORIZONTE - Dois anos após a primeira tentativa da "Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval e das Agremiações Carnavalescas de BH", de antecipar os desfiles e instaurar a "SEMANA DA FÉ" durante o feriado de carnaval da cidade, novamente as agremiações são surpreendidas com uma nova audiência pública tratando, basicamente, dos mesmos assuntos. Leia abaixo a "defesa/manifesto", lida e publicada pelo GRES Acadêmicos de Venda Nova repudiando, MAIS UMA VEZ, essa manobra de tentar impedir o folião belo horizontino de brincar e curtir o carnaval na sua própria cidade.

Audiência Pública 16 de junho de 2011.

Audiência Pública da Frente em “defesa do carnaval” e das agremiações;
Pauta: APROVAÇÃO da semana da fé, alteração da data dos desfiles e manifestações carnavalescas durante o feriado de carnaval.

1. A FRENTE PARLAMENTAR:

a. A Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval e das Agremiações Carnavalescas é composta de quantos parlamentares?
b . Quantos estiveram presentes na passarela do samba durante os 3 dias do desfile de 2011?
c . Lembrando o que já aconteceu nessa casa: Ocorreu uma Audiência Pública sobre “Antecipação da data do carnaval” e a “Instituição da semana da Fé em BH” durante o período do carnaval em.Esta audiência aconteceu em 02/09/2009, contando com presença de 8 parlamentares da base evangélica, na ocasião, além de representantes do setor business turístico, o representante máximo da Belotur naquela época, e dirigentes de algumas agremiações carnavalescas. Porém muitas agremiações não estavam cientes dos acordos que antecederam à audiência, o que inviabilizou as intenções da Frente Parlamentar de alterar a data do carnaval e instalar a Semana da Fé durante o feriado (Clique e leia requerimento de audiência pública);
d . Esta tentativa foi um equívoco notório desta Frente Parlamentar que esperamos não voltar a acontecer. Entendemos que a fé deve ser cultivada durante os 365 dias e 6 horas do ano, e não precisa desapropriar justamente os 4 dias destinados as manifestações carnavalescas.

2. CARNAVAL - DATA OFICIAL NO CALENDÁRIO BRASILEIRO:

a. Não podemos falar de desfile de agremiações carnavalescas sem avaliar todo o contexto para a sua realização: precisamos falar de cultura de um povo, do feriadão do carnaval que se inicia no sábado e encerra-se na terça-feira seguinte, e principalmente do calendário nacional que ressalta os feriados;
b. Importante é lembrar que consta no calendário oficial de eventos de Belo Horizonte, o feriado do carnaval;
c. As instituições de ensino, empresas pública e privadas, órgãos públicos, agências de viagens, bancos, etc, e o grande contingente de turistas que procuram o carnaval, seguem o calendário nacional para aproveitar o feriado de carnaval e marcar as suas viagens e atividades neste período;

3. ANTECIPAÇÃO DOS DESFILES:

a. Os desfiles acontecem tradicionalmente durante o feriado de carnaval. Cidades que anteciparam ou postergaram estas datas retomaram no ano seguinte os desfiles para durante o carnaval. Conclusão: não obtiveram satisfatória visibilidade, crescimento das agremiações e aumento do número turistas durante o evento;
b. No caso de antecipação ou prorrogação dos desfiles: haverá antecipação do feriado também? As agremiações conseguirão realizar seus desfiles na sexta-feira? E no domingo? Haverá somente o sábado para a realização dos desfiles? Lembrar do grande número de estudantes jovens que compõem as agremiações e da dificuldade dos trabalhadores remarcarem suas folgas já que o desfile ocorreria fora do feriadão;
c. ARROGÂNCIA: as escolas de samba e blocos caricatos são um dos atores do carnaval, não representam o seu todo e, por isso, não devem ser arrogantes em ditar alteração num calendário estabelecido nacionalmente; que decidam a data dos próprios desfiles, mas nunca a destituição da folia durante o carnaval;

4. PROPOSTAS E CONCLUSÕES:

a. CARNAVAL É A FESTA DO POVO E PODE SER GRANDE FOMENTADORA E GERADORA DE EMPREGO E RENDA;
b. A Frente Parlamentar deveria incentivar o fortalecimento e o crescimento do carnaval de BH DURANTE o carnaval, conciliando diversas atividades com o calendário nacional, ou seja: propor, acatar, incentivar e fiscalizar a realização de eventos grandiosos durante os 4 dias como: shows de grandes bandas (Skank, Pato FU, Jota Quest e outros), de cantores renomados dos segmentos SAMBA RAÍZ, PAGODE, POP, Sertanejo, Rock, Axé Músic, Reggae, Afro, Violas, Serestas, bandas, cordões e outros), incentivando outras atividades culturais como teatro, dança, exposições e mostras); Olha aí o exemplo dos trios-elétrico voltados para os sertanejos no carnaval baiano e no interior paulista....
c. Lembrar das agendas VAZIAS de muitos artistas durante o carnaval!!!! Carnaval precisa ser entendido como plural e diverso;
d. Os eventos deverão ocorrer em locais tradicionais na cidade: Praça do Papa, Praça da Estação, Praça 7, Praça da Savassi, Serraria Souza Pinto, Mercados Central e Distritais, Praça Sta Tereza, ..., de forma a ocupar e movimentar toda a cidade durante os 4 dias de folia;
e. Divulgação MUITO antecipada dos eventos, artistas e shows contratados, possibilitando a população e aos turistas escolherem as suas atividades durante os 4 dias;
f. Incrementando as atividades durante o carnaval, as próprias agremiações carnavalescas poderiam prestar alguns dos serviços (apresentação de baterias, bandas, shows) nos diversos locais dos eventos. Isto é uma forma eficaz de arrecadar fundos para as suas atividades durante o ano;
g. A Frente Parlamentar DEVE intermediar, defender e garantir a inclusão do “CARNAVAL” e dos desfiles das “Escolas de Samba” e Blocos Caricatos na Fundação Municipal de Cultura, seja como “patrimônio cultural e imaterial” do município, de forma a garantir verba e apoio DEFINITIVOS para a realização dos desfiles e de toda a festa;
h. Garantir a publicidade de todas as audiências públicas relativas ao carnaval de BH, com publicações e lista com assinatura de representantes das agremiações avisadas sobre as audiências;
i. POR FIM, se é o interesse REAL desta Frente Parlamentar, Belotur, Agremiações e PBH, o crescimento do carnaval da cidade, deveremos propor a criação de um Plano de Carnaval para BH, onde aspectos como fortalecimento da cultura carnavalesca, estruturação dos espaços e agremiações, geração de renda e emprego, interligação entre os diversos setores da sociedade, público e privado seja favorecido e organizados metodologicamente, garantindo sucesso de renda, público e visibilidade e sustentabilidade do carnaval da cidade.

GRES Acadêmicos de Venda Nova
Diretoria de carnaval

Veja as fotos do evento:

01/jul/2011 - 4o. Arraiá Acadêmicos de Venda Nova

05/jun/2011 - Feijoada Acadêmicos de Venda Nova.

12/dez/2012 - Carnavalesca do GRES Acadêmicos de Venda Nova é uma das personalidades nos 113 anos de Belo Horizonte.

21/nov/2010 Mandruvá ganha disputa de samba e Acadêmicos de Venda Nova sonha com um TRIcentenário feliz. (por Felipe_Diniz) Ocorreu neste domingo (21) a disputa do samba de enredo 2011 do GRES ACADÊMICOS DE VENDA NOVA. A festa que aconteceu na tradicional casa de samba mineiro, o Memorial do Samba, teve seu início as 17h e contou com a participação de 7 sambas de alto nível e compositores para sambista nenhum colocar defeito. Nomes como Lado Raízes,Toninho do Cavaco, Marinho, Mauro Bainha e Mandruvá estiveram lado a lado com uma nova geração de sambistas e compositores de igual respeito. O show a parte ficou por conta do casal de mestre sala (Léo de Jesus) e porta bandeira (Kely Cristina) da escola que deram um show. Um momento de comoção foi o encontro de Kely Cristina "Guerreira" com Angela Pereira da Costa, porta bandeira lendária dos antigos carnavais em Belo Horizonte, que nos anos 80 colecionava notas 10 e títulos pela Cidade Jardim. A festa contou também com representantes de outras escolas de samba , como Império da Nova Era e Bem Te Vi e Unidos do Rosário (Nova Lima), além do bloco caricato Por Acaso. E se é verdade que os últimos serão os primeiros, o compositor Mandruvá levou isto ao pé da letra, sendo o último a apresentar o seu samba e levando o título de melhor samba no Acadêmicos de Venda Nova, tendo seu samba como hino oficial da escola para o próximo carnaval de 2011, ilustrando o enredo "Venda Nova TRIcentenária - um carnaval de presente".

 

Nov/2010 MANFRIQUÊ BRASIL 2011. Não perca:

 

Out/2010 Abertas as inscrições para o Concurso samba enredo 2011. Venha participar do tradicional concurso de samba enredo do GRES Acadêmicos de Venda Nova, aberto à inscrições de todos os interessados. O evento acontecerá em 21 de novembro de 2010, domingão. Conheça o regulamento 2011 e venha participar desse tradicional evento do carnaval de Belo Horizonte.

Out/2010 Lançamento Enredo 2011 - VENDA NOVA TRIcentenária - um carnaval de presente. Conheça o enredo 2011.

 

17/02/2010 Acadêmicos de Venda Nova é vice no carnaval 2010.

Com muita garra e determinação o GRES Acadêmicos de Venda Nova transformou a Via-240 num mar azul e rosa, salpicado de muitas outras cores, luzes e brilhos. Com o enredo "Das Minas às Geraes, o cantar de um povo e suas Capitais", nossos componentes deram um show de samba e história ao retratar em versos e fantasias as sedes do governo estadual em Mariana, Ouro Preto, Belo Horizonte e o novíssimo Centro Administrativo de Minas Gerais, construído aqui em nossas terras vendanovenses. As 15 alas e 4 alegorias esbanjaram criatividade e elegância, destaque especial para Léo de Jesus e Kele Cristina, nosso casal Mestre-sala e Porta-bandeira novamente NOTA 10, um show graça e simpatia na passarela do samba.

A deslumbrante Comissão de frente encenada pelo grupo afro  Odum Orixás anunciava, logo no princípio, a beleza do desfile que seguiria, recheado com belas alegorias e destaques especiais. A bateria de Mestre Jorginho brilhou com uma super-paradinha logo no refrão central do samba-enredo de Mauro Bainha e defendido pelos intérpretes Marcelo Zói, Álvaro e Dado, mesmo com a falha notória do sucateado sistema de som da passarela. A Escola foi brindada com outras notas máximas nos quesitos Fantasia, Harmonia e Enredo, justificando a força do barracão dos Acadêmicos. A Escola reforça a sua vocação enquanto fomentadora das artes carnavalescas nesta cidade, realçando o respeito com o público, os carnavalesco e as demais agremiações que não abrem mão da verdadeira vitória do carnaval: criar e construir um espetáculo popular com as próprias mãos, suor e alegria. Quem venha 2011.

03/11/2009 Lançamento dos sambas-enredos das Escolas de Samba e Blocos Caricatos de Belo Horizonte

30/10/2009 Samba-enredo 2010 Acadêmicos de Venda Nova

Escola de Samba Acadêmicos Venda Nova - Carnaval Belo Horizonte - Shows

20/09/2009 Concurso samba-enredo 2010 Acadêmicos de Venda Nova - Minas ganha da nossa Escola de Samba um hino de amor e louvor ao seu povo e as suas Capitais Mariana, Ouro Preto e Belo Horizonte. Numa grande festa com muitos convidados do mundo do samba mineiro, 12 jurados escolheram o samba de autoria de Mauro Bainha (bicampeão do nosso concurso 2010 e 2006), que se destacou pela bela melodia e precisão no enredo proposto. Os versos claros e fáceis contagiaram a todos os presentes que o acompanhou com salvas-de-palmas e muita animação. Destaques da noite para os compositores e também concorrentes Toninho do Cavaco e Breno, Pedrinho, Cláudio Munheka, Cecel, Evandro e Rafael. Para brindar a noite com brilho e elegância o nosso 1o. casal Mestre-sala Léo de Jesus e a dama Porta-bandeira Kéle Cristina deram um show na pista da casa "Bola 7", no bairro Planalto/BH, ao som da nossa bateria show e dos nossos iintérpretes liderados por Marcelo Zói, Álvaro e Dado. Ouça aqui o samba campeão. Ouça o samba-enredo

Escola de Samba Acadêmicos Venda Nova - Carnaval Belo Horizonte - Shows

23/08/2009 Acadêmicos de Venda Nova lança o concurso samba-enredo 2009. ...Minas são muitas... são várias; a gente olha... pára... pensa... sente... Minas é muitas; ...São pelo menos várias Minas; ...Porém, são poucos aqueles que conhecem as mil faces das Geraes... (trecho da obra  Grande sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa)

Escola de Samba Acadêmicos Venda Nova - Carnaval Belo Horizonte - Shows

A bicampeã dos carnavais 2009 e 2008 de Belo Horizonte, a escola de samba Acadêmicos de Venda Nova, orgulhosamente apresenta o enredo: "Das Minas às Geraes - o cantar de um povo e suas capitais. Quando o mineiro imortal João Guimarães" Rosa-dos-ventos escreveu "...Minas são muitas... são várias; a gente olha... pára... pensa... sente... Minas é muitas; ...São pelo menos várias Minas; ...Porém, são poucos aqueles que conhecem as mil faces das Geraes..., o mundo entendeu e reconheceu as sutilezas do espírito de liberdade e dos valores deste povo, que possui uma incrível capacidade de superação e adaptação às novas demandas do mundo contemporâneo globalizado. Justifica-se, também, os ideais de liberdade que aqui nasceram e guiaram nosso Estado e a nação, fazendo ressaltar nossos heróis, construtores, visionários e mesmo o jeito mineiro de pensar, ser e agir.Este dito inspirou, também, as comunidades formadoras do GRES Acadêmicos de Venda Nova a desvelar, na passarela do SambaBelô 2010, sínteses de histórias (e estórias) mineiras, retratando os ideais deste povo e as capitais históricas de Minas Gerais, desde as antigas sedes em Mariana e Ouro Preto, a moderna Belo Horizonte e o novíssimo centro administrativo construído em Venda Nova/BH, que inaugura um novo estágio de desenvolvimento, crescimento e modernidade para esta região da cidade, imprimindo a inconfundível marca de Oscar Niemeyer nos traçados do novo conjunto arquitetônico oferecido às secretarias do governo estadual.Algumas destas "Minas”de Guimarães Rosa serão reveladas pela nossa Acadêmicos de Venda Nova através das cidades capitais do Estado e dos ideais de liberdade e modernidade do seu povo.

01/07/2009 Concurso samba-enredo 2010 - O GRES Acadêmicos de Venda Nova elegerá, em 20 de setembro de 2009, a composição musical que, mais adequadamente, traduzirá em versos e melodia e o visual artístico que será exibido no carnaval 2010. Para que as composições atinjam este objetivo será necessário um conhecimento mais aprofundado do conteúdo visual que será apresentado.

23/08/2008 Acadêmicos de Venda nova lança seu enredo 2009. Com o enredo " SOS PLANETA TERRA. O FUTURO CHEGOU E AGORA?, o GRES ACADÊMICOS DE VENDA NOVA se prepara para tentar buscar o BI-Campeonato no próximo carnaval. O enredo em questão pretende ser um grito de alerta, sobre a situação atual do planeta, e pretende abordar temas polêmicos, como o derretimento das calotas polares. A escola que já soma em 4 anos, dois segundos lugares e um campeonato,mais uma vez dá um bom exemplo de organização, escolhendo e divulgando seu enredo de forma antecipada, assim falou Felipe Diniz (http://carnavalbh2.blogspot.com). Nossa escola divulgou o seguinte anúncio:

Escola de Samba Acadêmicos Venda Nova - Carnaval Belo Horizonte - Shows

Geraldo Otacílio +01/out/2008

 

22/08/2008 "TUDO FOI LEVADO ATE NOSSOS INTRUMENTOS, AINDA TEMOS A BANDEIRA POIS ELA NÃO ESTAVA NA QUADRA NA HORA DO DESPEJO", disse a Porta Bandeira da escola do Conjunto Santa Maria. O GRES Cidade Jardim voltou hoje às ruas de Belo Horizonte, mais precisamente no coração da cidade a Praça 7. A escola conscientizou a população da importância de sua quadra, fez panfletagens, e mostrou a todos que o samba da escola ainda esta vivo. A população também foi alertada em relação às eleições 2008, é de importância de todos saber em quem votar. Luiz Carlos Novais, presidente do GRESMI Bem-Te-Vi esteve presente ao evento e disse: "É um comparecimento de solidariedade a escola que há 47 anos vem lutando para se manter". Presidente e diretores da vermelha e branca seguiram até a BELOTUR (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte) onde participaram de uma reunião, em quanto isto os integrantes da escola permaneceram na Praça 7 ate o anoitecer quando os mesmos retornaram com a triste noticia de que nada havia sido resolvido e que novas manifestações serão marcadas já para a próxima semana. (Vale lembrar que até os instrumentos da escola foram levados pela prefeitura, e nem sua bateria pode estar tocando no manifesto por não ter os mesmos) Mas a escola mostrou a população presente projetos incentivados dentro da quadra como a Capoeira de Angola que conseguiu arrancar aplausos das pessoas que passavam pelo local. (por Felipe Diniz)

20/08/2008 A Associação Cultural Sambadez, foi recebida no departamento de eventos da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais. O presidente da Associação apresentou ao estado o seu projeto para o carnaval de 2009, junto com integrantes do samba e de bandas baianas de Axé. Segundo Aldani Santos ( Diretoria de Eventos da Secretaria de Cultura )o projeto esta bem visto e pode sim sair do papel. Os integrantes da Associação Cultural SambaDez querem mobilizar a comunidade, autoridades e pessoas interessadas, para um movimento em data a ser marcada no mês de setembro, para que o Carnaval de Belo Horizonte em 2009 seja realizado na Praça da Estação. Eles já entregaram, no último mês de abril, ao vice-prefeito Ronaldo Vasconcelos, bem como na Regional Centro Sul em junho, o projeto Carna Boulevard 2009 com a definição das medidas necessárias para viabilizar a realização do evento no local solicitado. Está previsto no projeto o fechamento do local, com dispositivos apropriados para isso, bem como contratação de seguranças, para evitar danos à praça e seus jardins. Foi proposta também solução para evitar transtornos às pessoas que transitam pela área antes e depois do evento, em função da montagem e desmontagem de arquibancadas para a acomodação do público, cabines de imprensa e jurados, etc.  Isso será possível, com uma nova "maneira criativa e inusitada”de montar esses dispositivos, em cima de plataformas rodantes articuladas, que serão transportadas por cavalos mecânicos no dia do evento até a praça, diz o presidente da Associação, Luiz Carlos Novais. No término do carnaval, serão retiradas as plataformas, causando assim o mínimo de transtorno ao trânsito e às pessoas que circulam pelo Boulevard Arruda.  Segundo ele, essas arquibancadas móveis serão, oportunamente, apresentadas com seu respectivo projeto estrutural, para apreciação pelo Corpo de Bombeiros e órgãos competentes da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Para o presidente da SambaDez, essa é uma forma de resgatar o carnaval, realizado pelas escolas de samba de BH, blocos caricatos, carnavalescos e outros. Ele acredita que, dessa forma, pode-se colocar o carnaval de Belo Horizonte em lugar de destaque na agenda de eventos de Minas e do Brasil. A SambaDez propõe uma forma diferente de organização e realização do carnaval, aliando o modelo da Bahia, com as bandas de axé e trios elétricos, e o carnaval já tradicional na cidade, com os desfiles das escolas de samba, blocos carnavalescos, caricatos e outros.  Já existe o apoio de diversas entidades e empresas interessadas em participar e patrocinar o evento, argumenta Luiz Carlos Novais. Mas, é necessário que a Prefeitura, parceira do carnaval, autorize a realização do evento no Boulevard Arrudas. "No nosso entendimento esse espaço será mais adequado às nossas pretensões de crescimento do Carnaval”, pois ali acontecem todos eventos culturais conclui o presidente. Para os integrantes da SambaDez, a mudança de local pode trazer grandes benefícios para as entidades envolvidas no carnaval, para o comércio e rede hoteleira da cidade. Isso porque a quantidade de pessoas que virão a Belo Horizonte para participar desse evento será muito grande: pessoas que irão participar dos desfiles das escolas, que irão participar dos trios elétricos, além dos que, simplesmente, virão para assistir ao espetáculo, gerando assim um movimento muito grande no comércio e na rede hoteleira de nossa cidade, que sempre fica com sua capacidade ociosa, pois a cidade praticamente pára no carnaval. Outra mudança diz respeito à realização dos desfiles das agremiações carnavalescas, com regulamento mais rigoroso, visando ao cumprimento dos horários de início e término do desfile. Haverá alteração na quantidade de componentes e dos padrões para a confecção das alegorias e fantasias, com critério de qualidade dos materiais empregados e acabamento em geral. Para isso, está sendo previsto um aumento substancial dos recursos destinados às escolas de samba, proporcionando um espetáculo mais bonito e digno da comunidade de BH. (por Felipe Diniz)

12/12/2006 SAMBÓDROMO de BH aprovado no OPDIGITAL - Foi com grande margem de vantagem que a obra ESPAÇO CULTURAL DA VIA-240 foi eleita a vencedora da eleição do OPDigital/2006. Foram mais de 25 mil votos a seu favor, sendo a 2a. mais votada de outras 35 obras concorrentes, onde apenas 1 obra por regional será realizada já nos próximos meses, de acordo com o decreto do prefeito de BH Fernando Pimentel. O GRES Acadêmicos de Venda Nova agradece a todos os seus colaboradores que votaram e indicaram esta obra, assim como a grande força mobilizadora realizada pelas Escolas de Samba de Belo Horizonte. Valeu sambistas!!!! Agora teremos o NOSSO SAMBÓDROMO!!!!

01 a 12/12/2006 - Orçamento Participativo DIGITAL - VOTE NO SAMBÓDROMO DE BH - Durante este mês de novembro, pela Internet, você opina e decide sobre empreendimentos importantes para toda a cidade. Além da escolha através das assembléias populares do Orçamento Participativo, a população irá escolher, via internet, outras nove obras, uma em cada regional do município. São empreendimentos de grande importância para toda a cidade e que irão beneficiar um grande número de pessoas, dentre os moradores e os que transitam nas regiões em que se localizam. As Escolas de Samba paticipam deste OP-Digital com a obra "Construção de Espaço Cultural Multiuso na Via 240", localizado na regional NORTE, na via 240, que será um espaço permanente para realização de eventos de porte, de interesse da cidade, como CARNAVAL e Festa Junina. As salas multiuso se referem a espaço destinado para cursos profissionalizantes, qualificação profissional e cursos afins (artesanato, reciclagem etc.). Preve-se nesta obra a construção de estruturas para áreas para administração, de serviço e de manutenção e camarote modular com sanitário; arquibancadas, salas com sanitários; e intervenção viária no local e na área adjacente. Gostaríamos de convidá-lo, também, para conhecer e votar na obra "Biblioteca Pública e Centro da Memória" da regional Venda Nova. Divulgue esta informação aos amigos e eleitores de Belo Horizonte e faça deste projeto um sonho realizado. O site do Orçamento Participativo Digital é o http://opdigital.pbh.gov.br/

20 a 25/11/2006 EXPOSIÇÃO DE FANTASIAS E ADEREÇOS - O GRES Acadêmicos de Venda Nova participou das comemorações do Mês da Consciência Negra expondo fantasias e adereços utilizados nos seus últimos desfiles, no Auditório da Regional Venda Nova situada na rua Érico Veríssimo nro 1428, bairro Rio Branco, BH. Reveja alguns momentos marcantes do nosso Grêmio na exposição. Para conhecer a programação do mês da Consciência Negra acesse o link da PBH http://www.pbh.gov.br. As fotos foram gentilmente cedidas pelo estudante Hélio/UNI-BH/Jornalismo.

As Baianas de 2006 foram ornamentadas com Garrafas Pet recicladas

Escola de Samba Acadêmicos Venda Nova - Carnaval Belo Horizonte - Shows

Materiais alternativos como "sacas de alho" foram empregadas para a confecção da fantasia da Porta-Bandeira

Escola de Samba Acadêmicos Venda Nova - Carnaval Belo Horizonte - Shows

 

Arabela e Marco Aurélio

Escola de Samba Acadêmicos Venda Nova - Carnaval Belo Horizonte - Shows

Arabela e Marco Aurélio

Escola de Samba Acadêmicos Venda Nova - Carnaval Belo Horizonte - Shows

 

Arabela e Marco Aurélio

Escola de Samba Acadêmicos Venda Nova - Carnaval Belo Horizonte - Shows

Arabela, as organizadoras do evento Ana Maria e Denise (Educação/PBH-VN) e Marco Aurélio

Escola de Samba Acadêmicos Venda Nova - Carnaval Belo Horizonte - Shows

 

01/10/2006 Projeto Criança em Evidência - SESC/Venda Nova - Até o final do mês de outubro acontecerá no SESC/Venda Nova atividades lúdicas, pedagógicas e recreativas, dedicadas às crianças, tendo como tema “Guimarães Rosa – 50 anos de Grande Sertão Veredas”. Serão promovidas gincanas, brincadeiras, jogos, intervenções, apresentações artísticas, mostras, espaços recreativos e dinâmicas interativas. Terças, quartas e quintas-feiras, das 9:00 às 17:00 (exceto semana da criança). Podem participar crianças de todas as idades, individualmente, ou através de excursões escolares. Cada participante pagará o valor de R$ 2,00. Informações pelo telefone (31) 3453-1310.

27/09/2006 MINISTÉRIO DA CULTURA faz balanço do 1o Encontro Sul-Americano das Culturas Populares e II Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares. - Mais de duas mil pessoas entre artistas, gestores, produtores e mestres das culturas populares participararam das atividades do II Seminário Nacional das Políticas Públicas para as Culturas Populares e do I Encontro Sul-Americano das Culturas Populares promovidos pelo Ministério da Cultura, entre os dias 14 e 17 de setembro, no Complexo Cultural da Funarte, em Brasília. Todos os estados brasileiros estiveram representados por suas delegações, Minas Gerais levou à capital federal 45 representantes das culturas populares, entre eles 22 mestres. Representantes dos Pontos de Cultura e delegações de mais 12 países da América Latina também estiveram presentes. Os dois eventos proporcionaram aos participantes um momento de intenso aprendizado, de troca de experiências, de ampliação de conhecimento, de exercício da cidadania no debate das políticas públicas e de vivência da diversidade cultural sul-americana. Mestre Conga, mestre do samba de Minas Gerais, ressaltou a importância do Seminário e da participação dos delegados “Foi uma oportunidade de fazer as nossas colocações e reivindicações e agora estamos na expectativa de que sejam atendidas.” O mestre valorizou também a integração que o ESACP proporcionou aos participantes, definindo o momento como um congraçamento. “O evento foi muito bom. Participei junto com outros companheiros. Muito importante a iniciativa do MinC em realizar um encontro internacional, para que nós, brasileiros, possamos conhecer as culturas populares dos países vizinhos e de todos os estados brasileiros” completou Mestre Conga. Outros detalhes no link Ministério da Cultura.

17/09/2006 ALCIMAR MATOS e MARCELO ZÓI apresentam samba-enredo 2007 no programa Acir Antão, na Rádio Itatiaia - Durante o programa Acir Antão, do último domingo 17/09, o compositor Alcimar Matos acompanhado pelo músico Marcelo Zói, apresentaram ao público mineiro o samba-enredo do GRES Acadêmicos de Venda Nova para o carnaval 2007, num bate-papo amistoso e animado com o famoso comunicador. A Itatiaia possui tradição em programas no formato talk show. Mesclando sucessos da música popular nacional e internacional com entrevistas ao vivo e participações de ouvintes, os apresentadores da Itatiaia divertem e informam a comunidade. Campeões de audiência, comunicadores como Acir Antão, José Lino, Eduardo Lima e Robson Lauriano estão entre as personalidades mais conhecidas pelo público ouvinte do rádio mineiro.

13/09/2006 MESTRE CONGA eleito delegado de Minas Gerais - JOSÉ LUIZ LOURENÇANO, o MESTRE CONGA, fundador da Escola de Samba Inconfidência Mineira, fundada em 1950, a mais antiga de Belo Horizonte e que atua na formação de passistas, compositores e ritmistas, foi eleito um dos 22 delegados representantes do estado de Minas Gerais no "Encontro Sul Americano para as Culturas Populares e II Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares", que acontecerá no Complexo Cultural Funarte, em Brasília, no período de 14 a 17 de setembro, com o propósito de integrar as tradições culturais e artísticas do Brasil, da Argentina, da Bolívia, do Chile, da Colômbia, do Equador, da Venezuela e do Peru. A delegação de Minas Gerais seguirá no dia 13 de setembro, à noite, em ônibus disponibilizado pela Secretaria de Estado da Cultura, e retorna no dia 17, após encerramento do evento. É a tradição do samba de Belo Horizonte representada por Mestre Conga neste importante forum de discursões. Mestre Conga é também um dos idealizadores do Projeto "Faculdade do Samba", que reúne a velha-guarda dos sambistas de BH e que tem como objetivo resguardar a memória do samba. Veja a programação do evento acessando este link do Ministério da Cultura.

01/09/2006 LANÇAMENTO do site AVENDANOVA.COM.BR para o carnaval 2007 - O novo site do GRES Acadêmicos de Venda Nova encontra-se disponível com muito mais notícias. Agora os internautas poderão saber mais sobre os acontecimentos do Grêmio através do link NOTÍCIAS, conhecer seus principais personagens no link PRATA DA CASA, desvendar a magia e exotismo do enredo 2007 "Cafezinho nosso de cada dia", além de fornecer material para pesquisas tanto sobre a história do carnaval em Belo Horizonte, como a história da nossa região de Venda Nova, AGENDA com os eventos do Grêmio e muito mais. Fique ligado nas atualizações.

19/08/2006 CONCURSO samba-enredo carnaval 2007 - Foi num clima de muita empolgação e entusiasmo que o GRES Acadêmicos de Venda Nova realizou, nesta noite de sábado, o seu concurso samba-enredo 2007, aberto a comunidade. Foram 5 composições selecionadas para a apresentação que contou, inclusive com a participação do compositor vencedor do carnaval 2006, MAURO BAINHA. O juri composto por 5 elementos representativos do setor cultural, musical e da própia agremiação, escolheu a composição feita por ALCIMAR que foi acompanhado pelo seu conjunto musical e demonstrou excelente qualidade melódica e poema coeso, objetivo e de fácil assimilação. Os primeiros colocados receberam troféus alusivos ao evento além de um aparelho Karaokê/DVD-Player oferecido ao campeão da noite ALCIMAR. O MP3 do samba-enredo será disponibilizado, em breve, neste mesmo site.

10/06/2006 APRESENTAÇÃO do Grêmio no lançamento da revista D'Placa - Durante o lançado da revista D'Placa, o GRES Acadêmicos de Venda Nova realizou uma apresentação fechando com chave de ouro a bela noite onde aconteceu, inclusive, a eleição da Garota D'Placa 2006, escolhida entre as repesentantes de diversas equipes de futebol da Grande Belo Horizonte. O organizador Rodrigo Melo recebeu os dirigentes e personalidades na quadra do Aiuruoca, no bairro Primeiro de Maio.

01/06/2006 LANÇAMENTO do Concurso samba-enredo carnaval 2007 - Lançado o concurso para a escolha do samba-enredo que embalará o GRES Acadêmicos de Venda Nova durante o desfile de 2007. O enredo é CAFEZINHO NOSSO DE CADA DIA e todos os interessados poderão inscrever suas composições inéditas, versando sobre o release apresentado e observando as regras para a sua elaboração. Serão avaliados os quesitos: melodia, letra e adequação ao enredo proposto. Os 3 primeiros colocados receberão troféus alusivos ao evento e o campeão um aparelho Karaokê/DVD-Player.

01/05/2006 LANÇAMENTO das fantasias e carros alegóricos para o carnaval 2007 - Durante a reunião do GRES Acadêmicos de Venda Nova foram apresentados os projetos de design das FANTASIAS e ALEGORIAS que serão levadas ao desfile de 2007. A equipe de carnavalescos do Grêmio exibiu e explicou a adequação das peças, justificando-as junto ao enredo proposto CAFEZINHO NOSSO DE CADA DIA. O diretor de alas Francisco aprovou os protótipos e já iniciou sua tarefa de identificar e convidar os chefes de alas para começarem a "regimentar" os desfilantes e prepará-los para conhecer e desenvolver o enredo. Reuniões periódicas com os chefes de alas começarão a acontecer com a finalidade de instruir cada chefe de ala e seus componentes, sobre o enredo e as técnicas para se desenvolver um desfile técnico na passarela. E o trabalho apenas começa....

24/04//06 DEFINIDO o quadro de diretores para o carnaval 2007 - Após reuniões e conversas foram convidados para integrarem a diretoria do Grêmio os amigos/colaboradores: Diretor de Bateria Mestre Jorginho, Diretor de Marketing Marcelo Zoin, Diretor de Harmonia Genildo Cajá, Diretor de Patrimônio Marcelinho, Diretora Artística Arabela Gonçalves, Diretor de Alas Francisco Gonçalves, Diretora de Destaques Janaína Gonçalves, Diretor de Oficinas Ricardo Gonçalves, Diretor de Eventos Carlos Einsten e o Diretor de Carnaval Marco Aurélio Gonçalves.

06/04/06 DEFINIDO o enredo para o carnaval 2007 - Foi definido numa reunião do GRES Acadêmicos de Venda Nova, através de votação, o enredo para o carnaval 2007: CAFEZINHO NOSSO DE CADA DIA. O Grêmio contará a trajetória do valioso grão que foi inicialmente utilizado no Império da Abissínia (Etiópia) e que depois difundiu-se pela Arábia, Oriente Médio, Europa e que conquistou o gostinho do mundo inteiro pelo delicioso aroma e sabor característicos. Inicia-se, então, a fase de pesquisas e design dos protótipos das fantasias e carros-alegóricos que ficarão a cargo da equipe de carnavalescos Arabela Gonçalves e Marco Aurélio.

 

Belo Horizonte - MG - Fones 31 88054267, 96561812 - email: contato@avendanova.com.br